Visit

ENTER(RE)VIEWS





Entrevista ao Messiah`S Abomination Zine


1.Negras Saudações!!!A Horda Barrabás deu início as suas atividades em 1990 e encerrou as mesmas em 1992.Após 15 anos vocês retomam as atividades .Nos dê um histórico sobre o que ocorreu no início da Horda,os motivos que levaram a um fim tão precoce e porque resolveram reerguer a mesma.


KADAX: Em 1990, eu (Bateria e vocal) e meu irmão (Guitarra) não tínhamos uma proposta digamos, profissional. Fazíamos um som grotesco, pútrido e infame... A sonoridade era próximo ao Death-Grind com temáticas de blasfêmias insanas contra quaisquer tipos de credos religiosos. Os nomes que ostentávamos tinha a ver com nossa ideologia, eu já tinha apelido de Kadax, mas não me manifestava assim entre os meus contatos. Quem me conhece daquela época sabe que eu era o Deathstorm (A tempestade aniquiladora das esperanças religiosas) e meu irmão era o Jesus Neverland (Uma sátira a esse deus cadáver, mas ao mesmo tempo todo final de ano o eterno deus menino. Era como o Peter Pan na Terra do Nunca. Eternamente criança. Um deus que nunca cresce, mas ao mesmo tempo era um menino). Assim como a manifestação dos nossos nomes era a manifestação do ruído insano que fazíamos e do próprio nome da banda, Barrabás.
A grande questão é...  O que levou o Barrabás a encerrar as atividades em 1992? Pois bem, vamos lá. Naquela época eu comecei a me interessar por magia negra e essas outras vias obscuras. Como eu era o responsável por escrever as letras, queria escrever sobre aquilo que estava pesquisando. Acontece que tudo isso era muito distante da proposta do Barrabás. Esse foi o motivo de estacionarmos o Barrabás e ao mesmo tempo criarmos o Dark Paramount, pois esse sim, O Soberano das Trevas, tinha tudo a ver com a nova temática!
O retorno do Barrabás, deve-se a debandada maciça de 3 Membro do Dark Paramount em 2005. Aliás, foi nesse ano que fizemos nossa ultima apresentação com o D.Paramount. Então eu, o Paulo Escória e Oksarrak, demos uma debandada por uns tempos. Mais tarde eu contei aos dois sobre o Barrabás, não tivemos dúvida em retomar as atividades em 2007. Os motivos me pareciam ótimos, pois já não tinha mais aquele fanatismo satânico em mente. Vejo o satanismo e outras crenças como uma forma de manifestação antropológica. Acontece que o satanismo em muitos aspectos é libertador, diferente das outras crenças. Enfim, nosso ceticismo, nos direcionou a retomar o Barrabás.

2.Em 2008 vocês lançaram a demo Poison Fruit,que saiu pelo seu selo Nyarlathotep Records versão pro cd-r limitados em 666 cópias e em 2010 k7 limitado a 66 cópias pelo selo francês Wulfrune Worxx Records .Até onde sei este é o 1º material oficial da Horda.O mesmo superou as espectativas?O Barrabás possui algum material não oficial?


KADAX: Esse demo foi lançado independente. Em 2009 eu e o Escória criamos o selo Nyarlathotep Records, acabamos incorporando o demo Poison Fruit como um de nossos lançamentos. Se arrependimento matasse, estaríamos morto. Pois hoje ambos concordamos que devíamos ter relançado as musicas do demo como split com o Terror Satan e distribuído os demos CD-R para a irmandade. Das 666 cópias, todas se esgotaram rapidamente em 6 meses...
A versão francesa foi 100 k7s, onde o selo nos enviou 25 capas. Esse material tbm encontra se esgotado.
Quanto a material não oficial... Tem muitos ensaios produzidos que guardo comigo, mas são ensaios, prefiro não divulgá-los.

 
3.Diferentemente das outras faixas,O hino Kaos é vociferado em português.Pra você qual a importância de uma Horda vociferar seus hinos na língua de origem?Muitas se importam em vociferar em inglês pra ter seu material aceito pelo publico do exterior.Mas posso citar aqui Hordas que vociferam seus hinos em sua língua local e mesmo assim tem respeito de guerreiros de todo cenário mundial.Lucifugum(Ucrania),Maniac Buther(Republica Tcheca),Pervese Monastyr(Bulgaria),Horna(finlandia) e Behexen(Filandia),são exemplos disso.


KADAX: Perfeito o que você disse! O motivo de eu ter cantado Kaos em português tem outros motivos. Eu sempre procuro fazer uma homenagem em cada trabalho que eu participo, isso é quase que inconsciente. A estrutura da letra, os riffs simples e o refrão repetitivo, são uma homenagem aos primórdios do metal, bem como cantar em português é uma homenagem a nossa terra, as nossas raízes. Não sei quando faremos outra musica em português. A linguagem não importa, pois o metal blasfemo e horrendo possui uma linguagem universal!
 
4.Ainda a respeito do hino Kaos,o mesmo possui um video clipe.O que me chamou atenção no mesmo é que este tem várias passagens  das tropas de Hitler.Até onde este ou o holocausto exerce influência na Horda Barrabás?Qual a sua visão do movimento Nacional Socialista dentro do Metal Negro?


KADAX: Antes de tudo é preciso reparar bem no vídeo, pois ele também mostra as duas bombas atômicas dos E.U.A. lançadas sobre os japoneses, e ainda, mostra os estadunidenses comemorando isso com muita festa. O vídeo visualiza os horrores da guerra e a alegria insana dos seres humanos em produzir armas de destruição em massa e procriar a desgraça! Particularmente... Fodam-se os nazistas-(amiguinhos da igreja católica) e os Judeus (Maioria predominante nos E.U.A.). Na chamada Segunda Guerra, morreram três vezes mais russos (Estimativa de 20.000.000 aproximadamente) que Judeus (6.000.000). Se esses números de mortos tivessem sido invertidos, hoje teríamos um mundo respirando um pouco melhor sem essa praga judia. Mas a história foi cruel com os russos, uma pena. Entretanto, não vemos os Russos choramingando que foram vitimas isso e aquilo. Judeu é um povinho muito folgado e imperialista, vão tomando conta de tudo, subjugando os não judeus ao seu controle econômico imperialista.
Não sofremos quaisquer influencias de algo que alguns chamam de “holocausto”, eu prefiro chamar de higienização! Não me importo com isso, apenas relatamos na letra da música, e, o vídeo foi muito oportuno.
Quanto a NS Black Metal... Eu não sou puritano pra ficar dizendo as pessoas que elas não devem falar de racismo, ódio, morte e holocausto em suas letras de músicas. O Black Metal é esse ódio, essa insanidade humana! Quanto aos Nazistas no Black Metal, eu apenas lamento tamanha ignorância. O maior líder do nazismo pactuou-se com a igreja católica, o atual “Papa”, foi da SS! O Hitler é um artista frustrado, cultuava somente a arte clássica. Se o Hitler perseguiu artistas e pensadores como Picasso, Freud e tantos outros. O que vc acham, seus nazistinhas de merda... O que acham que o Hitler pensaria do Black Metal! Essa arte caótica e destrutiva? Voltem pra escola cambada de fanáticos ignorantes. Escória desprezível!
O Barrabás não toma posicionamentos políticos. Nosso compromisso com o Metal Negro Insano e blasfemo é tudo que nos orienta. Sou tupiniquim, não sou branquinho de olhos azuis, e os demais membros da Barrabás também não são branquinhos. A única coisa que importa como nossa meta é espalhar o ódio e o caos, para isso não fico escolhendo padrões nem tão pouco escolhendo caminhos predeterminados, como muitos os seguem feitos ovelhas aos matadouros!
 
5.A atual formação da Horda conta com você Kadax(vocais),Escória(guitarra) e Oksarrak(bateria).Pouco tempo apos a gravação da demo Poison Fruit, Etrom (baixo), sai da Horda. A que se deve sua saida? Vocês já pensam em um novo membro ou você assumirá o baixo?

KADAX: Etrom escolheu uma vida de liberdade sem limites, não o condeno por isso, mas gente assim não serve pra tocar conosco. Enfim, ele foi pular carnaval num bloco de rua aqui da cidade. Não me interessa se ele estava bêbado ou o que mais. Botamos pra fora imediatamente.

Estamos sem baixista atualmente e com um segundo guitarrista (Blasphemer Blackthorn). Particularmente eu gostaria que ele fizesse baixo, pois sinto falta do baixão destruindo tudo.
Entretanto, essa inconstância de um quarto membro na horda é algo que pelo visto não terá fim tão logo.

6.Vocês acabaram lançar um SPLIT-CD com a Horda colombiana Ignis Haereticum. Como se deu o contato com eles?


KADAX: Já tinha contato com a horda há alguns anos, quando ouvi o seu primeiro demo, ficamos interessados em lançá-los via Nyarlathotep Records. Eles gostaram da idéia, foi então que surgiu a proposta do SPLIT-CD. Fechamos o pacto e tai a desgraça unificada desse pacto horrendo, que acabou sendo lançado por uma parceria entre Nyarlathotep Records e Impaled Records. A divulgação está sendo bastante ostensiva e mais focada fora do Brasil.

7.Barrabás foi um nome bastante expressivo na história do cristianismo,e pra mim,é um dos principais personagens.Como se deu a escolha desse nome pra Horda e o que esse personagem representa pra você?


KADAX: Barrabás foi um rebelde, que queria os invasores romanos longe de sua terra natal. Ele não se importava com os meios que devia tomar para manifestar o que pensava, e preferia é claro, os meios violentos. Sem pudores e regras que impedissem sua natureza selvagem, banhava-se no sangue dos que se opunha a ele, deleitava-se com as prostitutas. Vivia intensamente o que pensava, o que acreditava...
Foi preso pelos soldados romanos, foi condenado a crucificação (condenação comum aos criminosos naquela época e lugar). Ele foi um sortudo, pois o bastardo cristo era uma grande ameaça para o povo Judeu. E foram os judeus que condenaram o bastardo e anistiaram Barrabás, que não ficou muito tempo longe de encrenca. Como anistiado, não podia mais ser condenado à morte, por isso foi parar nas minas de enxofre, lugar em que muitos morriam cegos prematuramente. Barrabás sobreviveu a tudo isso, chamou a atenção por sua resistência ao que havia de pior. Comprado por um Senador, foi treinado e morreu lutando como Gladiador nas arenas de Roma.
Creio que isso explica a escolha do nome e o que significa pra mim.
Barrabás Total Black Metal Resistance Horde!

 
8.Você anteriormente integrava a Horda Dark Paramount,onde também executava os vocais.A Horda já encerrou as atividades lançou 2 demos,1 split e 1 full...Você ainda possui contato com os integrantes da Horda daquela época?Estes continuam envolvidos com o Metal Negro?Quais fatores levaram ao termino da mesma?

KADAX: Agora sim! Vamos terminar o que começou lá na primeira pergunta.

Na verdade os lançamentos foram:
Reh. Tape – 1994 “Perverse Laws”
Reh. Tape – 1996 “Yarva  Archaeus Daemonicus”
Demo Tape – 1997 “Black Pallus”
Promo Tape – 1999 “Remphan Rites”
Split-CD 2000 Dark Paramount / Intelectual Moment....
Full Length CD 2002 – “Reverence…”
Desse período eu tenho contato com o Lord Gwidir, Blasphomet me ligou um dia desses e o Cerberus que de vez em quando eu converso com ele. Esse que tenho contato não fazem parte da banda mais, saíram muito antes de mim.
Fiz a ultima apresentação com o Dark Paramount aqui em Assis-SP. No palco (Kadax, Escória e Oksarrak). Para mim, essa foi a ultima formação do Dark Paramount.
Há a possibilidade de ser lançado um CD Duplo com as demos, musicas ao vivo e alguns ensaios inéditos. Estou juntando esse material e digitalizando tudo para ser masterizado. Espere que esse artefato se concretize, pois será mais que um cd, será um documento histórico da horda, com musicas que muita gente desconhece. Aguardem!

9.Metal Negro é Satanismo e Anticristianismo.Porém outros temas estão direta ou indiretamente ligados a eles.Qual sua opinião sobre ditas Hordas que utilizam de temas artificiais?  Como você vê o surgimento da imunda vertente white metal?
 
KADAX: Satanismo... O Mal! O ódio, a desgraça alheia, o caos, a destruição de valores que aprisionam nosso instinto primitivo, a perversidade, a luxuria, a blasfêmia... O Metal Negro é o Mal!

A “imunda”? “vertente”? Não vamos perder nosso tempo com zumbis.

10.Hoje está muito comum vermos eventos onde por parte do ingresso pede-se 1kg de alimento,ou até mesmo só o alimento.Atitude essa,que quando questionados muitos dizem não se importar com o que vão fazer com o alimento e que estão ali só pra tocar. O que você acha desse comportamento tão contraditório?De quais critérios você utiliza pra aceitar tocar ou não em determinados eventos?Vocês já deixaram de participar de algum evento pelo fato de alguma Horda ter tocado num evento beneficente?
 
KADAX: Voltamos ao ponto de partida da questão anterior. O Metal Negro é o Mal! É uma piada esse tipo de banda com proposta egocêntrica mainstream.

Quanto aos nossos critérios, procuramos saber bem quem é o organizador do evento, daí já o excluímos ou aceitamos a proposta. Pois pelo organizador do evento, já se sabe se vai ser coisa séria ou brincadeirinha de ser bom samaritano. Procuramos sempre não nos misturar com pessoas sem Caráter Necrounderground. Prefiro tocar com bandas de Death Metal reais, que tocar em festivais com uma ou outra banda que tenha participado de ações beneficentes ou até mesmo tocado em show de white merdal.

11.Qual a sua critica do Black Metal nacional durante esses 15 anos? É comum em entrevistas,muitos afirmarem que o verdadeiro Black metal morreu nos anos 90. Porém estas mesmas pessoas continuam fazendo Black Metal. Atitude no mínimo questionável.
KADAX: Isso é uma grande piada! O Nekrooculto underground está vivo dentro de quem se permite a isso. Todas as épocas houveram modas e tiveram os seus podres. O real banger é aquele que continua seguindo firme e forte na sua jornada caótica e destrutiva, sem se importar com causas temporais! Hail to the dark hordes of chãos! Hail Black Metal Resistance!
12.A internet tornou o Metal Negro acessível às massas.  Isto é fato, não existe restrição na internet. Salvo somente os contatos por e-mail. O que você acha desta afirmação? Uma vez que o Barrabás possui um myspace e o seu selo Nyarlatothep possui um blog?
KADAX: A rede mundial de computadores interligados gerou uma maior interatividade de informações e junto a isso, o Black Metal também está nessa rede. Procuramos selecionar os nossos contatos e desprezamos os seres desprezíveis. Quanto ao myspace. Depois que o tal Justin Timberlake comprou aquela porra, ficou muito flu-flu... eu cancelei minha inscrição... Embora, algumas pessoas tenham me dito que o perfil tá lá ainda. Que se foda essa merda.  Tenho um Blog da banda, um do selo e mais um site do Selo. Tenho alguns perfis em sites de relacionamentos onde mantenho contato com os meus irmãos e cuido dos assuntos de meu interesse, do selo ou da banda. Não perco o meu tempo pra falar do que eu comi na janta de ontem, ou da banda que colocou cueca na cabeça no festival do peru assado. Que se fodam essa gentinha ridícula.
13.Qual sua concepção sobre o satanismo?E o que satanás representa pra sua vida?
KADAX: Satanás... Para mim é só um mito. Entretanto, esse mito tem poder, e muito poder! Um poder que liberta as pessoas de regrinhas morais, que aprimora os instintos cruéis e selvagens das pessoas. Se Satanás também é o mal que acontece em cada esquina da vida, um estupro de uma criança, um tiro a queima roupa bem no meio da fuça, uma cachaça no buteco ou na encruzilhada, um desastre aéreo provocado por um piloto insano, ou tantas outras maldades e crueldades manifestadas nas praticas humanas cotidianas... Se isso também for Satanás... eu sou satanista!
14.Quais Hordas,Zines e Distros possuem vosso apoio e respeito? O que tens escutado ultimamente,algo a nos recomendar?
KADAX: A corrente de irmãos que têm nosso respeito e total apoio são imensos. Todos eles se encaixam em um perfil. Vivem intensamente o que acreditam. Os valores do Necrooculto Underground! Ultimamente tenho escutado Prosatanos, Smoke, Slaughtered Priest, Ignis Haereticum, Terror Satan, Iblish, Rape, Infernal Execrator, Impetuoso Desdém, Decayed, Black Angel, Goatimpurity, The True Endless, Vital Remains, Perverse Monastyr, Sturmgewehr 666, Impiety, Abhorer, Altar of Sin, Black Torment, Evil Wrath, Funeraille, Faus, Exsanguination Throne, Annthennath, Vlesdy, Xerbeth, Artillery, Gates of Holocaust, Sigh, Lord Foul, SacroGoat, Shoggots, Carcará, Blasfemador, Wodanaz, Furia, Infernal Hate, Torquerem, Hadez, Nahual, Morten, The Satan’s Scourge, Temple Abattoir, Agouro, Vultos Vociferos, Vulturine… Tenho escutado a irmandade das trevas com quem mantenho contato.

15.Nobre aliado Kadax,aqui finaliza-se nosso diálogo,desde já agradeço sua participação,é uma Honra ter a Barrabás na 1ª maldição de Messiah`S Abomination Zine. Caso queira acrescentar algo que não foi questionado,sinta-se a vontade...
KADAX: Eu vos agradeço meu nobre irmão! Que a sua fúria jamais cesse e que essa seja a primeira de muitas maldições que virão. 
Viva intensamente o que acredita. Black Metal é pra poucos. Odeiem a humanidade, não tenham filhos. Adotem um cachorro e ensine-o a atacar humanos. Morram cambada de parasitas judaico-cristãos.



__________________________________________________________________________________



ENTREVISTA CEDIDA AO METAL NEGRO (Outubro de 2011)

1.Saudaçôes Barrabás! Que seja bem vindo ao blog metal negro.  Comece me falando sobre a banda. 

Não há nada de novo, somos uns caras velhos, fazendo um Metal Pútrido e Mórbido na linha dos finais de anos 1980, começo dos 1990. Como foi a proposta na origem da Barrabás.

2. Metal Negro - Comente sobre as temáticas expressas nas letras.
A temática por agora inside sobre os signos míticos versados ao Necronomicon... Obstantemente a uma proposta de culto, tratamos do aspecto histórico dessa cultura milenar e dos arquétipos universais que ela estabeleceu sobre o comportamento humano. A esse exemplo, a paixão do ser humano pela guerra, a conquista a qualquer custo, proporcionando miséria e devastação com sua ganância e deturpação de valores mesquinhos e moralistas que servem apenas para manobrar a massa de humanos idiotas. Apenas para exemplificar. Nyarlathotep simboliza o “Caos Rastejante” – Todo o caos produzido pelo ser humano atribui-se sob influência dessa, digamos, “entidade” conhecida como Nyarlathotep... Diga-se de passagem, todo tipo de tormenta produzida pelos seres humanos não é pouca coisa. Hehehehehe

3.Metal Negro - Onde vocês buscam inspiração para os hinos de ódio e blasfêmia?
A inspiração sempre vem de uma bebedeira, conversas sobre as praticas da alcova e escárnios contra os vermes humanos parasitas... Tais medidas são pressupostos básicos para começarmos um ensaio maligno e cheio de idéias perversas que se transformam em excelentes composições.

4.Metal Negro – O quê vocês acham sobre essa “raça” que estar infectando o movimento? Esses infaustos que se intitulam White metal?
Intolerância total à esses vermes... Não os combato com palavras, mesmo porque não há nada a ser dito sobre vermes, apenas o extermínio massivo!

5.Metal Negro – Escreva-nos sobre as influências da banda e o que os levou a tocar Black Metal?
Não há uma proposta específica de tocar Black Metal ou qualquer outra vertente... Simplesmente tocamos o estilo que gostamos! Não nos prendemos a um rótulo específico, simplesmente seguimos nossos instintos sem titubear!

6.Metal Negro – O que é ser um real banger para você?
Não há receita. Você é o que acredita ser! Não tenho pretensão em escrever um manual básico do headbanger “fodão / extremão” da cena. Aliás, essa merda toda de um querer se aparecer mais que o outro, com conversas, auto-inflando seus egos... Qualquer um sabe que ações eficientes, dispensam palavras!

7.Metal Negro – Vocês lançaram trabalho novo em 2011. Como está sendo aceito pelos fãs? 
Não acredito que tenhamos fãs! Mesmo porque isso de ter fãs é coisa de poser! Quanto a aceitação desse Split-CD em parceria com os colombianos da horda Ignis Haereticum, está acima do expectado.

8.Metal Negro – Em seu ponto de vista como você vê o radicalismo atualmente?  Ainda existe radicalismo no metal hoje, ou isso morreu no final da década de 1980, começo dos anos 1990?
Nos anos 1980 não havia radicalismo! As primeiras bandas de Heavy Metal do Brasil tinham espaço em canais de TV, sob uma fachada velada de liberdade, cerceada pela Ditadura Militar! Ser headbanger na década de 1980 já era uma atitude radical, pois significava sair na rua e tomar geral da PM e algumas vezes até da P.Civil. huahuahauhuahua... Nos anos 1990, todas as vertentes musicais foram banalizadas, inclusive o Metal... Foi então que surgiu o radicalismo, separando a vertente podreira, que defendia o estilo headbanger de ser como filosofia de vida. Haviam muitos confrontos contra a “metaleirada” que pensava no Metal como apenas mais um estilo musical irreverente. O forte do radicalismo está nos anos da década de 1990!

9.Metal Negro – O Death/Black Metal em si tem uma conotação de violência e agressividade. Qual é a sua opinião sobre satanismo no Metal, especialmente no Black e Death Metal?
Uma coisa deve ser esclarecida. Não conota... Denota! Death/Black Metal é violência e agressividade! Física e psíquica! Se não for, não é Death/Black Metal! O satanismo é essencial para essas vertentes do Metal! Principalmente quando vivenciado, com atitudes cotidianas, sem essas de lançar maldições com encantamentos de magia negra. Satanismo é o mal em ação. Quando digo isso, afirmo, satanismo é toda forma de corrupção dos seres humanos, de exploração, de miséria, de sofrimento causado conscientemente, de manipulação dos fracos, de controle das massas... Vejo satanismo em uma manifestação do comportamento perverso do ser ‘desprezível’ humano.

10.Metal Negro – Em sua opinião como “anda” a cena Underground Nacional?
 Cena Nacional... Poucos bangers, uma cambada de Metalerão mercenários querendo ganhar dinheiro com metal underground, outros tantos embalistas nessa modinha retro anos 1980... Deprimente isso... Uma cambada de poser querendo dar uma de fodão, metalzão do mal. Apesar de tantos vermes, a cena tem uma grande quantidade de pessoas leais ao estilo de vida necrounderground! Combatentes de todas essas modinhas, inclusive a modinha dos metalzão/fodão/extremão, que tocam em shows beneficentes arrecadando brinquedos e alimentos. Gostaria que isso fosse apenas uma piada.

11.Metal Negro – Em sua opinião dá para viver de música hoje em dia no Brasil?  Principalmente Metal, um estilo que não está aberto em toda mídia?
Se for metaleiro, até que tu ganha uns trocados, prostituindo sua dignidade, tocando em qualquer evento beneficente nas esquinas da vida! Huahauhauhauauhauhaua Nekrooccult underground é para os fortes, para os combatentes, que investem nesse estilo de vida, como quem investe numa casa para morar, pois na verdade é exatamente isso! Um estilo de vida e nossa morada! Por isso se faz necessário o radicalismo, como uma faxina para desinfetar o que chamamos de lar.

12.Metal Negro – Amigo, agradeço o tempo cedido a este Blogger. Desejo a vocês, vitorias em vossas batalhas! Suas considerações finais.
Não espere nada de outros humanos. Faça você mesmo o que deve ser feito. Torne esse mundo a cada dia, um lugar pior para se viver. Não tenha filhos, adote um Cão e treine-o para atacar humanos!  Trevas prevaleçam!





Entrevista Império Nacional Underground zine (2009)
1: Saudações Kadax Azuhos! Comece a entrevista nos falando sobre a origem do nome da horda: 
 O nome é bem conhecido por muita gente, versado naquele livro de mentiras. Não enxergamos o Barrabás daquele livro.
Creio que a questão é...   Por quê?  O nome Barrabás, surgiu como uma afronta ao cristianismo... Para nós ele não somente é o símbolo daquele que se deu bem à custa da morte do cristo simbólico. Barrabás representa a liberdade da conduta destruidora sem culpas, a impunidade dos perversos, a face da transgressão!
                                                                                                                                                                                                                                                                                          
2:Qual é a temática encontrada nas letras da horda? 
Por enquanto versamos sobre os mitos dos povos mesopotamicos, pré-mesopotamicos e ou Necronômicon.   Essa temática deve seguir por mais dois trabalhos nossos, pois se trata da construção de um trabalho conceitual dividido em uma trilogia!
Depois disso não sei ao certo. Provavelmente ira rolar “blasfêmias” e contradições às ordens messiânicas, porem de uma forma jamais abordada antes! O que poucos sabem, é que o cristo não é o primeiro messias utilizado para controlar as massas! Não gostamos de quaisquer desses messias, todos serviram para manipular e controlar as sociedades! Uma coisa e versar sobre mitos, versar sobre uma cultura, outra é cultuar cegamente isso! Não tomamos essa postura, pois vai conta os nossos princípios de liberdade e de sermos senhores de nossas vidas!
                                                                                                                                                                                                                                                                                             
3:Quais são as maiores influências de vocês?
Cada um possui uma linha de influencias diferentes!
 Eu sei o que cada um gosta mais... Mas influência mesmo, é difícil falar! Eu diria que está entre os bons e velhos álbuns do Kreator, Destruction, Necrovore, Bathory, Sarcófago...  E de bandas como Vital Remains, Nile, Morbid Angel, Enthroned, Dark Throne, Blasphemy, Arch Goat, Beherit, Abhorer, Terror Satan, Profanática, Death Yell…
O Escória por exemplo tenta criar harmonias com uma pegada oitenta/noventa, com o que ele propõe dentro do Black Metal, creio que isso tem contribuido muito no processo de criação, afinal tudo acaba ficando no banco de memória de cada um e contribue no processo de criação, por sua vez Ricardo Oksarrak procura conciliar suas influências que em sua maioria são a de bateristas extremamente técnicos, sem perder a pegada pesada.
                                                                                                                                                                       
4: Como está a relação da Barrabás com celebrações ao vivo?
Eu diria que estão cada vez mais entrosadas! Temos apresentados os novos temas... Criando uma reação de espanto no publico, que nos conhece pelo trabalho com o Mcd: slip-pack – Poison Fruit (primeiro trabalho oficial nosso). As novas músicas estão mais brutais e pesadas, dando uma face medonha às apresentações ao vivo.
5: Vocês lançaram recentemente a demo Poison Fruit, fale-nos sobre esse material.
É um trabalho de abertura da trilogia, como supracitado. Versa sobre a manifestação da essência dos seres míticos do “Necronômicon” no comportamento humano.  Como o ódio que leva à guerra, miséria, desgraça...   Partimos do pressuposto de que como diz o nosso baterista, “A ordem natural é o caos”!

6: Já tem composições para o próximo material?
Temos o álbum quase pronto, acredito que no limiar de 2010 entraremos em estúdio pra registrar nosso álbum, “The arrival of Yog-Sothoth”.
7: O baixista de vocês deixou a horda recentemente,e agora a Barrabás segue seu caminho como um trio,como isso aconteceu?
Ele decidiu seguir um caminho diferente do que naturalmente apoiaríamos, respeitamo-lo, mesmo porque não decidimos sobre a vida de outrem. Eu tenho amizade com ele. É uma boa pessoa, só não se enquadra na proposta da banda.

8: Como é a cena underground onde vocês moram?
Cena?  Não dá pra falar de cena por aqui... Interagimos com os irmãos da cena Nacional, não nos preocupamos se há ou não uma cena por aqui.  Nem esquento minha cabeça com isso mais, apenas fazemos nosso trabalho com a Barrabás e com o Selo (Nyarlathotep records).

9: Como é conciliar trabalho,família,estudos,ensaios e shows? Quais as maiores dificuldades?
Putz! Isso é muito foda! Eu moro longe de minha família, e não faço muita questão de ficar perto deles. Nunca me apoiaram em nada.  Não sei se posso ficar falando da família dos meus comparsas no Barrabás.  Oksarrak, o baterista, leva uma vida difícil, estuda em outro estado, passa maus bocados por lá. Aquele é guerreiro!  Porém, sempre achamos tempo pra ensaiar, produzir sons novos e nos prepararmos para os shows.

10: Antes você era vocalista da horda Dark Paramount, você já cantou em alguma outra horda?
Na verdade, antes eu era vocalista e baterista da Barrabás! (1990 – 1992). À época não tínhamos nenhuma ambição com a cena, éramos muito reclusos. Era mais, um gosto! Eu editava zine, comecei a ficar sem tempo pro barulho que fazíamos. Em 1993, fiquei com saudade do bom e velho barulho! Hehehehehe...  Montamos a Dark Paramount... Em 1998, tive um projeto chamado Satan Corporation, chegamos a compor três musicas, mas não houve registros.  Uma pena, porque eram muito boas as composições! Espero um dia poder retomar esse projeto! Ainda guardo o Logo dele e volta e meia dou uma mexida em seu aspecto medonho!
...
Barrabás Black Metal Resistance Horde!




Entrevista cedida ao Visão Underground zine (2009)

1.    Como foi recebido pela cena o Poison Fruit? Algumas pessoas esperaram ver o Dark Paramount no BARRABÁS, ou não ouve essa expectativa?
KADAX - A recepção foi muito boa! A maior parte de nosso material foi para o exterior. Acredito que em um ano de divulgação desse artefato já terão se esgotado as nossas 666 cópias!
Ainda tem um pouco disso nos shows, ouvimos pessoas pedirem músicas da Dark Paramount... Acredito que alguns poucos até tentaram comparar o nosso trabalho ao do Dark Paramount. Infeliz comparação. Mesmo porque, os membros da Barrabás hoje, já foram membros da Dark Paramount, enquanto a mesma estava baseada em Assis (2004 e 2005). Porém, nessa época já fazíamos uma musica distante daquela Dark Paramount registrada em seu ultimo lançamento (Álbum - Reverence...).
Tenho muito orgulho de ter sido o fundador, mas desde o final 2005 (5 de novembro de 2005 foi o ultimo show com Dark Paramount do qual participamos – eram exatamente os 3 membros que hoje estão na Barrabás), não temos mais nada haver com as sandices que fazem sob essa alcunha. É uma pena, o Guitarrista deles (Ayperos) insistiu tanto pra ficar com a banda (optamos por retomar o Barrabás – projeto meu de 1990 a 1992 – para evitar brigas e contendas desgastantes), e agora, Ayperos a submete a vergonhosas situações, denegrindo um passado de glorias!
2. Qual a visão do BARRABÁS sobre os adoradores do Bode? Em que “filosofia” hoje o BARRABÁS se apóia?
KADAX - Não apoiamos qualquer tipo de adoração ou submissão! Pessoas submissas são pessoas fracas! O que poucos sabem, é que o bastardo não é o primeiro dos messias usados para controlar multidões!
Não gostamos de quaisquer desses messias, ligados a cruz zodiacal! Falta massa cinzenta em muita gente por ai pra entender que versar sobre mitos, e culturas ditas “pagãs” (são chamadas de pagãs pelo cristianismo), é diferente de cultuá-las cegamente entregando-se a alienação!
Nossa filosofia é a filosofia do “forte”! A Barrabás não se apóia. Ela é o sustentáculo da nossa forma de agir e pensar! É a liberdade da conduta destruidora sem culpas, a impunidade dos perversos, a face da transgressão!

 3. Vocês estão preparando material novo, qual a linhas desse novo álbum?
KADAX - Um pouco mais barulhento que o nosso trabalho com a Poison Fruit.
Em nossa ultima apresentação tocamos cinco composições desse novo trabalho. Vieram nos procurar logo após e fizeram comparações a Blasphemy e a Beherit!  Eu achei muito bom ouvir isso! Adoro essas duas bandas! Não era nossa intenção soar como eles, mas eu confesso que gostei de ouvir as comparações!
O álbum se chamará, “The arrival of Yog-Sothoth”, deve contar com cerca de dez faixas. Acredito que entraremos em estúdio para fazer o registro no inicio de 2010! Esse será uma porrada na fuça dessa gentinha que fica ouvindo esses “bréqui metal farofeiro”. Aguardem!
4. Kadax, qual sua opinião sobre os NSBM, e os cristãos? Você acredita que eles podem ser igualados por causa de seu falso moralismo?
KADAX - É um grande paradoxo conceber essa idéia de nsbm (não escrevo com maiúsculas porque eu os desprezo). Tem gente que precisa de muletas! Tal como os cristãos.
O próprio moralismo é uma farsa! Cada sociedade com sua mentalidade. Seja ela, medíocre, ou totalmente idiota mesmo!
 No decorrer dos séculos sempre foram necessárias uma regrinha aqui, outra ali, para manter o animal humano encurralado. Esse estúpido ser, reúne seu bando (encurralado por suas idéias idiotas), e acha que é o dono da verdade suprema! Assim são os nsbm e os cristãos.

5. Qual a visão e posição do BARRABÁS quanto à política x Black Metal?
KADAX - Nossas convicções políticas são pertinentes a nós, enquanto seres convivendo numa sociedade. Não inserimos ideais políticos ao Black Metal, essa é a nossa visão sobre o assunto. Nossa posição? Acreditamos que as pessoas são livres. Inclusive para promover a desordem e o caos, ou seja, fazer do Black Metal arte engajada, ou sonhar com o poder! Não controlamos pessoas, apenas selecionamos com quem nos relacionar.

6. Kadax, você está na guerra há muitos anos. Você vê alguma mudança na cena em todos esses anos?  Acredita que hoje em dia a internet pode ser usada de forma útil para passar material e informações adiante, ou é uma forma mais concreta de criar modismo e aparecerem cada vez mais hordas sem fundamento?
KADAX – Para ser mais exato. São 20 anos!
Muita coisa mudou e ao mesmo tempo nada mudou. Os núcleos regionais continuam os mesmos, a galera brigona continua a mesma, e até os merdinhas falsários e caloteiros continuam. Acredito que a novidade é que no começo dos anos dourados do metal no Brasil não se falava tanto em white metal e naziblack.
A internet ajuda bastante na identificação desses pulhas, e ajuda até mesmo identificar rápido, aqueles que são dados às fofocas.
 A internet pode ser útil, porem se usada com cautela e critérios. Tem umas coisas muito foda rolando! Eu particularmente acho magnífico o uso que eu faço da internet... Não sou tão radical assim, mas boicotamos nossos downloads na integra. Existem muitas maneiras de proibir pessoas de acessarem os espaços na rede, embora nossos espaços não sejam assim tão restritos. Tem muita banda que só me adicionaram depois de eu estabelecer um contato por e-mail. Esta é uma forma de radicalismo e eu acho perfeito isso!
Bandas sem fundamentos e base, nem devem ser chamadas de hordas. São apenas crianças querendo brincar. O lance é dar umas pancadas nessa mulecada, se eles agüentarem o tranco! Ou anda como pessoa honrada ou sai fora! Porque na cena real necrounderground nunca haverá espaço pra criancices, seja com ou sem internet.

7. Qual a sua opinião sobre a corrente depressiva que está tomando cada vez mais espaço na cena Black Metal. Os termos “kill yourself” estão sendo usado por “guerreiros” o que você pensa sobre isso? Pode ser compreendido de certa forma como uma postura anti-human?
KADAX – Kill yourself e anti-human, são paradigmas de neologismos globais inseridos à cena. Não acredito que as pessoas começarão a cometer suicídios! Daí eu levanto uma questão.
Essas expressões não seriam apenas maneiras de quem as ostentam posarem de durões?
Porque, caso contrário... Os mesmos que as ostentam já teriam cometido suicido! Enfim, muita conversa para pouca atitude!

8. Aparecem cada vez mais novas hordas pelo Brasil afora e tudo o que vemos são pessoas pensando em fazer imagem e fama, e se esquecem do verdadeiro espírito para qual eles dizem lutar, você acha que deveria começar uma propaganda contra esses falsos guerreiros de cena, ou cada um faz o que lhe convém até porque existe espaço e público com gostos variados?
KADAX – São realmente deprimentes essas pessoas estrelinhas, que ficam preocupados com sair bonitinho na foto! Compram um pincel de cerdas extrafinas, feito com crina de unicórnio! São cheios de, não me toques porque minha maquiagem vai borrar, e ou meu cinto vai cair! Guerreiro da cena não tem frescura! A única coisa que não pode borrar ou cair é o caráter de headbanger!
Espaço e público para gostos variados, isso sem duvida existe! Mas considerar essas porcarias como hordas da cena? Daí já é pedir demais! Acredito que a melhor propaganda é a atitude! Se a cena ta doente, vamos dar um remédio! Chá de pancada neles!


9. BARRABÁS Black Metal Resistance, isso é um recado aos falsos que menciono na pergunta acima?
KADAX – É uma expressão da nossa integridade enquanto mercadores da destruição e desgraças dos fracos que se apóiam em muletas e modismos! Valorizamos o Black Metal enquanto arte. Não o colocamos em prateleiras de supermercado para ser consumido por seres acéfalos!

10. As letras do BARRABÁS são compostas por apenas um membro?
KADAX – Não necessariamente. Eu tenho composto a maioria por enquanto porque o nosso trabalho vem seguindo um conceito lírico que eu estudo há alguns anos, então eu tenho um melhor domínio pra versar sobre o assunto. A letra da nossa musica Kaos, surgiu de uma conversa minha com o baterista. Porque o conceito desse primeiro trabalho “Poison Fruit” é versar sobre as manifestações dos seres míticos do Necronômicon no cotidiano da humanidade. Essa é a representatividade do mito no coletivo social.  A “Kaos” faz uma alusão a Nyarlathotep (o caos rastejante).

11- Já tem data para começar as gravações do novo álbum? Fale um pouco sobre esse novo trabalho...
KADAX – Não temos uma data especifica, acreditamos que no inicio de 2010, pois é um período mais tranqüilo para todos nós, no sentido de nos concentrarmos nas gravações. Será um trabalho conceitual, as letras e músicas estão entrelaçadas, dando um corpo único ao trabalho.
O álbum se chamará “The arrival of Yog-Sothoth”, contará com cerca de 10 faixas e a novidade é que esse se mostrara um trabalho mais maduro, agressivo e pesado se comparado com “Poison Fruit” nosso trabalho anterior.

12. Nyarlathotep Records foi um selo criado pela própria banda, que lançou o Poison Fruit com uma qualidade sem igual, muito difícil de encontrar em demos. Qual foi o intuito da criação do selo?  Foi primeiramente de se lançar, ou já tinha em vista ser um selo conhecido e abrir portas para outras hordas? Vocês possuem algum critério para as Hordas que vem a procura do selo?
KADAX – Fundado em fevereiro de 2009, por 2 membros da banda pra ser mais exato.
Somos gratos pelo seu reconhecimento em relação ao nosso trabalho. Isso é realmente gratificante e nos impulsiona a continuar nosso trabalho pela cena necrounderground com muito orgulho!
Em momento algum tivemos a idéia de autopromoção. Mesmo porque o Trabalho da Barrabás – “Poison Fruit”, lançado em outubro de 2008, deveria sair por outro selo, que acabou nos deixando na mão por motivos financeiros do mesmo (pelo menos foi essa a alegação). Lançamos as primeiras cópias de maneira independente.
Fundar o selo era uma idéia antiga que eu e o Paulo Escória (Guitarrista da Barrabás) tínhamos. Antecipamos um pouco nossa idéia e acabamos incorporando o “Poison Fruit” aos nossos lançamentos. Na verdade nosso primeiro trabalho oficial é o MCD da Horda colombiana Terror Satan – “Puro Odio a Cristo”, o próximo deverá ser o CD da horda Movarbru de Sapiranga - RS.
Fico grato pela expressão “selo conhecido”. Nosso trabalho é sério e vem se tornando conhecido por trabalharmos em prol de Hordas de reais guerreiros!
Trata-se de um selo underground, não dispomos de grana pra fazer lançamentos caros. Porém, propomos fazer grandes lançamentos para cultuadores da verdadeira arte da rebelião!
Investimos uma boa grana de nossos bolsos para começar esse trabalho, dada a seriedade e compromisso com o mesmo!
Lançamos as hordas de pessoas em quem confiamos e respeitamos o trabalho. Esse é o nosso critério! Tudo acontece durante um determinado tempo! Esse tempo não se pode estipular...  Nem tampouco medir!
Nosso lema é a lei do forte, a honra entre os irmãos de sangue negro e a morte dos falsos e sectaristas!
Não gostamos de Nazistas e detestamos mais ainda os Judeus... Destruição total dessas idéias falidas! A idéia que Hitler (artista reprimido e decadente) tinha sobre arte, vai contra a Suprema Arte Negra do Black Metal!
Tenho dito! Kadax Azuhos - Barrabás Black Metal Resistance Horde & Nyarlathotep Records Underground Black Metal Label!







Recife Metal Law - por Valterlir Mendes - Quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BARRABÁS - “Poison Fruit”  -Independente – Nac.
Mesmo sendo um grupo com certo tempo de estrada, o Barrabás não tem seu nome tão difundido no meio Underground nacional. Talvez isso se dê em razão do tempo que passou inativa (banda surgiu em 1990, parou suas atividades em 1992 e voltou a ativa em 2007). “Poison Fruit” é a primeira Demo da banda, e mostra um Black Metal que se alterna entre o ríspido, violento e veloz, com passagens mais cadenciadas e trabalhadas, como já ouvido na primeira música, homônima ao título da Demo. Algumas linhas de guitarras, mais velozes, chegam a lembrar o Mayhem e algumas bandas nórdicas do estilo. Mas fica claro, no decorrer das músicas apresentadas nessa primeira Demo, que o Barrabás procura seguir uma linha própria, acrescentando algumas ideias de andamentos bem interessantes. Os vocais utilizados também mostram alternância, indo de momentos mais graves e agonizantes, a passagens mais gritadas e desesperadoras, como ouvido em “Dark Crusade to the Light’s Bane”, que também apresenta uma boa mescla entre andamentos mais velozes e cadenciados/pesados. Menciono, aqui, que o material que recebi veio bem simplório, inclusive não informando os títulos das músicas, mas tenho a informação de que essa Demo foi lançada pela Nyarlathotep Records, numa inovadora embalagem Slip Pack MCD, material este que já se encontra esgotado. A gravação está num bom nível, deixando toda a parte instrumental bem audível e com uma boa equalização, onde nenhum instrumento se sobrepôs a outro. Boa Demo, de uma boa banda de Black Metal, e que vale à pena ser conferida.






Headbanger Magazine from Peru - viernes 19 de febrero de 2010


BARRABAS: 'POISON FRUIT'-CD-R DEMO 2008'5 TRACKS-BRAZIL:
BARRABAS is a BRAZILIAN RAW/black metal band formed at 1990 but it was sleeping per 18 years and recently has become with new line up to try of recovering all time loose. mainly influenced by a variety of musical sources that it goes from EUROPEAN black metal o currently mode to play black metal that is easily to reckowned it, by the form that they're composing his tracks. If we need compare to them, we must to say it is similar to earlier MARDUK but isn't a merely a cabon copy of them. Because they have adding a bit owner. The art cover of this CD-R is printed on black gloosy cartoon and pro printed inside and it contain 5 tracks that brings you down like: POISON FRUIT, DARK CUSADE TO THE LIGHTS BANE, MUNDANUS IMPERIUM, KAOS & INVOCATION OF THE FOUR GATES. All of them ae conceived under the same statement, blackenest hymns to satanas with coldest rhythms, harsch vocals and the most faster drums beats and riffs, all with traditional black metalatmospheres. Recently BARRABAS has put out their split album together other black metal from COLOMBIA and soonly will be out their first album too. POISON FRUIT is recommended for all black metallers that is seeking raw and intense black metal............................................7.2/10